The Future of Money: How the Digital Revolution Is Transforming Currencies and Finance

0
358

Em “The Future of Money: How the Digital Revolution is Transforming Currencies and Finance”, Eswar S. Prasad descreve que o mundo das finanças está no limiar de uma grande disrupção.

Acima de tudo, Prasad prevê o fim do dinheiro físico. Bancos Centrais, estimulados pelo surgimento de criptomoedas, desenvolvendo suas próprias moedas digitais mais estáveis. Enquanto isso, as próprias moedas digitais evoluirão de forma imprevisível, à medida que corporações globais como Facebook e Amazon entram no jogo. As mudanças serão acompanhadas por outras inovações que estão remodelando as finanças e já começaram a revolucionar a forma como investimos, negociamos, seguramos e gerenciamos riscos.

O autor mostra como essas e outras mudanças redefinirão o próprio conceito de dinheiro. A promessa reside em maior eficiência e flexibilidade, maior sensibilidade às necessidades de diversos consumidores e melhor acesso ao mercado para os não-bancarizados. O risco, entretanto, é a instabilidade, a falta de responsabilidade e a erosão da privacidade.