O Perigo do Abuso de Pricing Power

0
11
A estratégia de preços da Disney é um tema relevante. Ao mesmo tempo em que tenta manter seus parques lucrativos, a companhia busca mantê-los acessíveis às famílias comuns (seu público alvo).

Mesmo não sendo investidores do papel, acreditamos que este debate seja um exemplo perfeito de como o abuso de pricing power pode ser perigoso. Pricing power diz respeito à capacidade de ajustar o preço de um produto sem gerar alterações significativas na sua demanda. Aumentos agressivos de preço podem parecer excepcionais no curto prazo, e as vantagens infinitas, mas no médio prazo as rachaduras começam a aparecer.

Atualmente a Disney cobra um valor extra por experiências especiais, como furar filas e refeições com personagens. Isso os ajuda a aumentar o lucro com pessoas que estão dispostas a gastar mais por esses benefícios. Conforme a demanda pós-pandemia disparou, a Disney acelerou a prática de aumento de preços. No entanto, o crescimento do público desacelerou nos últimos anos, e até mesmo algumas famílias que antes eram frequentadoras passaram a cancelar seus planos. Em outubro de 2024 o valor do ingresso para adultos ultrapassou a marca de U$200.

A divisão da empresa chamada “Experiences” que inclui os parques cresceu nos últimos anos, e atingiu 70% da receita operacional no ano fiscal de 2023 – era 41% em 2019 e 35% em 2018. O último resultado parece ter sido um ponto de inflexão nessa trajetória ascendente. Nos últimos três meses de 2024 a receita de “Experiences” foi estável ano contra ano e os números gerais do segmento de parques temáticos teve queda de 5%.

Como muitas empresas, a Disney está lidando com custos mais altos devido à inflação, o que a forçou a aumentar os preços para manter seu perfil de lucratividade. A empresa afirma que a maioria dos visitantes entrevistados diz que os parques valem o custo, mas a magia começa a dar sinais de esgotamento.

Link: https://nextepinvestimentos.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Even-Disney-Is-Worried-About-the-High-Cost-of-a-Disney-Vacation-WSJ-1.pdf